terça-feira, 8 de agosto de 2017

A PENA DA ABOLIÇÃO

No automatic alt text available.

A pena utilizada pela Princesa Imperial Regente Dona Isabel para assinar a abolição da escravatura no Brasil é tido como um dos mais Importantes, senão o mais importante objeto da história do Brasil, simboliza o amor do Povo Brasileiro à Princesa Imperial e o ativismo desta com o abolicionismo.

A Pena da Abolição foi um presente do Povo à Princesa Isabel, pois quando souberam que o projeto de abolição passaria, uma mobilização tomou foi iniciada tanto por políticos quanto por cidadãos comuns, principalmente por parte de escravos fugitivos e alforriados do Quilombo do Leblon, para a compra da pena por meio de uma subscrição pública. A valiosa peça é feita inteiramente com ouro 18 quilates, cravejada com 27 diamantes e outras 25 pedras preciosas, mantida em um estojo com a inscrição “A Dona Isabel, a Redentora, o povo agradecido”, tendo no lado oposto o número e a data da Lei.

A Pena da Abolição somente foi usada naquela única data de 13 de Maio de 1888 no Salão do Trono do Paço Imperial quando foi assinada a Lei Áurea. Contava com uma pena “irmã” que foi preterida pela Princesa Isabel, também de ouro, porém com desenho mais pesado e oficial, com uma grande esmeralda decorando-a.

A Pena da Abolição foi mantida pelo Ramo não-dinástico de Petrópolis até o ano de 2007, sendo vendida ao Museu Imperial em Petrópolis onde atualmente é mantida, já sua “irmã” é mantida quase incógnita, por não ter tido papel oficial provavelmente, no Museu Histórico Nacional

Imagem: A Pena da Abolição mantida no Museu Imperial em Petrópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário