quinta-feira, 31 de agosto de 2017

O IMPERADOR ASTRÔNOMO

No automatic alt text available.

Em Washington, durante a viagem que realizou ao pela América do Norte, Europa e Oriente Médio entre Abril de 1876 e Setembro de 1877, percorrendo somente nos E.U.A. mais de 15 mil quilômetros, o Imperador Dom Pedro II foi visitar o Observatório Naval dos Estados Unidos, cuja principal missão era cuidar dos cronômetros, calibrando-os para medir o tempo de trânsito das estrelas através do meridiano, das cartas de navegação e de outros objetos de navegação da Marinha dos Estados Unidos.

Dado o seu interesse por questões de Astronomia, o Imperador examinou tudo cuidadosamente. De um modo geral, achou o observatório bem montado. Mas o regulador elétrico da hora, a que correspondiam quatro relógios da cidade, não lhe pareceu tão perfeito quanto o do observatório do Rio de Janeiro. Achou o cosmógrafo colocado sem a necessária estabilidade, e o relógio standard, para observações, mal colocado.

Mostraram a Dom Pedro II depois o “grande relógio”, que registrava observações astronômicas por meio de eletricidade, e fora o primeiro do gênero. Estava parado, e ninguém sabia consertá-lo. O astrônomo Simon Newcomb, que acompanhava o Imperador, ficou assombrado quando o viu passar uma mão por baixo do móvel e começar a examinar pacientemente a base que suportava o relógio. Feito isso, o Imperador demonstrou-se admirado de que estivessem usando um aparelho desnivelado como aquele. Verificou-se depois que esse era o único defeito, o que impedia o aparelho de funcionar.

- baseado em texto do livro "Revivendo o Brasil-Império"

Imagem: Charge do Imperador Dom Pedro II representando seu interesse por astronomia, uma das provas da liberdade de imprensa na época do Império.

Nenhum comentário:

Postar um comentário