quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

“A REPÚBLICA FRACASSOU”

Image may contain: 1 person
S.A.I. o Príncipe Dom Bertrand de Orleáns e Bragança

“O objetivo da Monarquia é criar na Nação o clima de uma grande família, estimulando as qualidades do Povo, e inibindo suas más tendências. Há uma grande diferença entre a moralidade pública dos tempos do Império e dos dias atuais. Rui Barbosa, que redigiu o Decreto que Proclamou a República, depois se arrependeu do que fez. Dizia que, enquanto na Monarquia havia uma escola de estadistas, a República era uma praça de negócios.

Na época, havia mais liberdade de imprensa, e uma democracia mais autêntica. Havia quatro Poderes, Executivo, Legislativo, Judiciário, e o Moderador, conduzido pelo Imperador, que dava a harmonia entre os Poderes. Hoje, o Executivo é quem manda. Além do mais, constitucionalmente, o Imperador tinha menos poderes que o Presidente da República tem hoje. Tinha grande influência, isso sim, principalmente para o bem. No Brasil, a República fracassou. Basta ver os atuais escândalos e o caos político em que vivemos.

Antes do Plebiscito, o retorno do Império era encarado como um sonho. Agora, pode ser visto como alternativa, e, para muitos, a solução. Hoje, é difícil encontrar alguém que diga que a República deu certo.

A Monarquia não é algo para agora, é algo para o futuro. Um dia, durante palestra nos Estados Unidos, criticaram a Monarquia, dizendo que no Regime Republicano qualquer um pode ser Presidente, e que todos podem votar para escolhê-lo. Dizer que qualquer um, hoje, pode ser Presidente é a mesma coisa que dizer que qualquer pessoa pode ganhar na mega-sena. E é questionável o argumento de que nós escolhemos o Chefe de Estado. O que a gente faz é optar por duas ou três opções, postas pelos Partidos.”


Sua Alteza Imperial e Real Príncipe Dom Bertrand, Príncipe Imperial do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário