S.A.I. o Príncipe Dom Bertrand de Orleáns e Bragança
Na época, havia mais liberdade de imprensa, e uma democracia mais autêntica. Havia quatro Poderes, Executivo, Legislativo, Judiciário, e o Moderador, conduzido pelo Imperador, que dava a harmonia entre os Poderes. Hoje, o Executivo é quem manda. Além do mais, constitucionalmente, o Imperador tinha menos poderes que o Presidente da República tem hoje. Tinha grande influência, isso sim, principalmente para o bem. No Brasil, a República fracassou. Basta ver os atuais escândalos e o caos político em que vivemos.
Antes do Plebiscito, o retorno do Império era encarado como um sonho. Agora, pode ser visto como alternativa, e, para muitos, a solução. Hoje, é difícil encontrar alguém que diga que a República deu certo.
A Monarquia não é algo para agora, é algo para o futuro. Um dia, durante palestra nos Estados Unidos, criticaram a Monarquia, dizendo que no Regime Republicano qualquer um pode ser Presidente, e que todos podem votar para escolhê-lo. Dizer que qualquer um, hoje, pode ser Presidente é a mesma coisa que dizer que qualquer pessoa pode ganhar na mega-sena. E é questionável o argumento de que nós escolhemos o Chefe de Estado. O que a gente faz é optar por duas ou três opções, postas pelos Partidos.”
Sua Alteza Imperial e Real Príncipe Dom Bertrand, Príncipe Imperial do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário