quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

NOSSO PASSADO É O PAI DO FUTURO

Image may contain: 1 person

“Embora as sucessivas gerações de alunos, nas escolas Brasileiras, desde 1889 venham sendo formadas em padrões Republicanos, com livros didáticos que criticam ou menosprezam os valores do Período Monárquico de nossa História, o fato é que ainda permanece, na memória coletiva do Povo Brasileiro, um forte componente Monárquico.

De vez em quando essa recordação enevoada de um passado melhor e mais glorioso aflora. A meu ver, foi exatamente o que ocorreu agora, a propósito das exumações no Monumento do Ipiranga. O interesse demonstrado pelo nosso público foi muito além do que parecia razoável esperar. E os órgãos da grande imprensa, revistas de tiragem nacional, sensíveis a esse interesse, dedicaram grandes espaços ao acontecimento.

Por que isso? Porque o Brasileiro carrega o peso das desilusões que ao longo de muitas décadas se seguiram a sucessivas esperanças revestidas deste ou daquele figurino político-social. Tem uma ideia indefinida e suave de que o Brasil já foi diferente, já foi melhor, e associa esse Brasil melhor às imagens de Dom Pedro I, de Dom Pedro II, da Princesa Dona Isabel, aspirando assim de algum modo ao reatamento do caminho abandonado.”

Sua Alteza Imperial e Real Príncipe Dom Luiz, Chefe da Casa Imperial do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário