quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

DUQUE DE CAXIAS, O BISMARCK BRASILEIRO

Resultado de imagem para Luis de Lima e Silva

Luis de Lima e Silva, o duque de Caxias, foi figura decisiva na fundação do Brasil enquanto nação.
Seu pai, Francisco de Lima e Silva, o barão da Barra Grande, foi o fiador da abdicação de D. Pedro I e dá regência que se seguiu até 1840, desempenhando um papel fundamental na manutenção dá integridade nacional frente os movimentos separatistas.

Herdeiro dá tradição estadista do pai, o duque de Caxias foi ainda mais expressivo. Sua conduta e papel desempenhados ao longo do séc. XIX foram decisivos para existência do Brasil enquanto país. Liderou as forças nacionais contra guerrilhas e levantes que ameaçavam a soberania nacional, além de ser o líder das tropas brasileiras na guerra do Paraguai.

Devido esse papel de fiador da integridade nacional, Caxias entrou para história, além de brilhante militar, como o Pacificador. O homem responsável pela manutenção da ordem, da segurança e da integridade nacional, sendo uma figura central na Monarquia Brasileira.

2 comentários:

  1. Foi mais que um Bismarck, pois manteve o Brasil Unificado e participou de todas as Campanhas Militares e nunca foi vencido em batalha.

    ResponderExcluir
  2. Foi mais que um Bismarck, pois manteve o Brasil Unificado e participou de todas as Campanhas Militares e nunca foi vencido em batalha.

    ResponderExcluir