quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Um pouco sobre a mãe de Pedro II do Brasil, a Imperatriz Leopoldina.

Ficheiro:Leopoldina-schlapritz-mcm.jpg
S.M. a Imperatriz Dona Leopoldina do Brasil

- Caso não encontrasse um marido, o que aconteceu meses depois de redigir o trecho a seguir, de carta de 1816, Leopoldina queria estudar profundamente mineralogia: “Sei que até hoje nenhuma mulher jamais estudou mineralogia, pois as mulheres não podem entrar na universidade de modo algum – mas isso não será impedimento para mim! O que vai acontecer é que simplesmente serei a primeira a fazê-lo!"

- Leopoldina jamais havia visto o mar. E o mundo jamais havia visto uma princesa europeia cruzar os mares para desposar um monarca em solo americano. O casamento era um ato político e não um impulso sentimental: a união de Leopoldina e D. Pedro I estabelecia uma aliança de Portugal com a Áustria, cujo objetivo era escapar do controle da Inglaterra.

- Nas cartas do Brasil ao pai, Francisco I, Leopoldina fazia fartas encomendas de livros – entre eles , Os princípios de economia política (1820), de Thomas Malthus – além de obras de história natural , música e três volumes dos documentos históricos e das reflexões sobre o governo da Holanda de Luís Bonaparte.

- Uma defensora da monarquia parlamentarista, Leopoldina idealizou e foi a maior defensora de um processo de independência de um país na América, antes mesmo de seu marido D. Pedro I. Aos 24 anos, presidiu o Conselho de Ministros durante a viagem do príncipe a São Paulo e apoiou ferrenhamente a permanência dele no Brasil, o Fico. Ela lhe escreveu: “ A maçã está madura; colha-a agora! Pedro, este é o momento mais importante de sua vida! ”

- A Imperatriz gostava de fazer longas cavalgadas ao Jardim Botânico, Cosme Velho, Botafogo e até para fazenda de Santa Cruz. Montava mesmo nos últimos meses de gestação, sendo as roupas de montaria as suas preferidas.

- Em carta ao pai meses após a Independência, Leopoldina escreveu “brasileira de coração”. Ela foi a maior figura feminina da construção do Brasil como nação independente. Todos os símbolos estavam por criar: a coroa imperial, o cetro, o manto, o novo brasão de armas, o hino composto por Pedro I e a bandeira idealizada e costurada por ela, Leopoldina que escolheu o verde da Casa dos Bragança e o amarelo da Casa dos Habsburgo.

- A partir da chegada de Leopoldina, que tinha grande interesse nas artes e ciências, o Brasil começou a receber uma maior identidade. A Missão Artística Francesa e a Missão Científica Austríaca tiveram grande incentivo de sua parte.

- Grávida, muito deprimida e doente, Leopoldina morreu sozinha como regente do Império brasileiro. Pedro I estava no sul lutando pelo domínio da Cisplatina. A Imperatriz sendo a primeira mulher governante do Brasil deixou cinco órfãos entre eles o futuro Pedro II do Brasil, que mal tinha completado 1 ano de idade.

Fonte: Biblioteca Nacional RJ e IMS RJ.

Via: página PEDRO II DO BRASIL

Um comentário:

  1. Nós temos os pais fundadores nos EUA, são a orientação para as geraões subsequentes e graças a isto há uma referência. O império Romano teve como orientação Otávio Augusto, sobrinho de césar e o primeiro Imperador. Nos falta estas referências de valor que não são divulgadas

    Por que motivo Leopoldina não pode ter suas qualidades mostradas para servir de orientação às nossas mulheres de hoje?

    ResponderExcluir