quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Príncipes Brasileiros sepultados em Dreux, França

No automatic alt text available.

Existem dois locais na França particularmente ligados ao Brasil Imperial, que bem merecem ser descobertos e valorizados pelos brasileiros que visitam aquele país. São eles a Capela Real de Dreux e o Castelo d´Eu.

Em Dreux está localizada a Capela Real, onde está sepultado Luis Filipe I, Rei dos Franceses, e muitos de seus descendentes. Ali, também foram sepultados a Princesa Dona Isabel, a Redentora, em 1921, o seu marido, o Conde d´Eu, no ano seguinte, permanecendo em simples, mas expressivos jazigos, até 1953, quando seus corpos foram trasladados para o Brasil. Mas na Capela Real de Dreux estão sepultados até hoje, outros membros da Família Imperial Brasileira: dois filhos de Dona Isabel, o Príncipe Imperial Dom Luiz (+ 1920), com sua esposa Dona Maria Pia (+ 1973) e o Príncipe Dom Antonio (+ 1918). 

Ali repousa igualmente, o jovem Príncipe Dom Luiz Gastão (+ 1931), filho mais moço de D. Luiz e irmão do Príncipe Dom Pedro Henrique, Chefe da Família Imperial Brasileira, de 1921 a 1981. Devem, enfim, ser mencionadas duas princesas brasileiras, que casaram com príncipes de Orléans: Dona Francisca (+ 1898), casada com o Príncipe Francisco de Orléans, Príncipe de Joinville e filho do Rei Luiz Filipe I, e Dona Isabel (+ 2003), esposa do Conde de Paris, Henrique VI de Orléans, Chefe da Família Real da França.

FOTO: O túmulo do Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Príncipe Imperial do Brasil, cognominado Príncipe Perfeito, em Dreux

Nenhum comentário:

Postar um comentário