segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

‘Avô de FHC propôs fuzilar a família real’, conta Laurentino


Em entrevista sobre o livro 1889, o jornalista Laurentino Gomes comenta as contradições que marcaram a troca do regime monárquico pelo republicano no país, fala do perfil aguerrido do brasileiro e, principalmente, do avô de Fernando Henrique Cardoso, alferes que propôs fuzilar a família real caso ela resistisse ao exílio – um perfil sanguinário distante do jeito manso do neto que seria presidente da República criada por ele.

Alguns estudiosos entendem que o conceito de revolução implica mudanças profundas na sociedade e participação popular. Este foi o caso da nossa República?

Esse conceito de revolução é discutível. Acho que a gente nunca teve nenhuma revolução no Brasil, se tomar esses critérios. A Independência e a República, assim como a Revolução de 1930, foram movimentos de grupos restritos. O que o Brasil tem muito na sua história é golpe de Estado. Mas a gente pode dizer também que a campanha das Diretas Já, trinta anos atrás, foi uma revolução que pôs fim ao regime militar, provocou uma ruptura drástica e contou com o povo na rua.

Acho que foi uma segunda Proclamação da República, uma revolução pacífica, a partir da qual estamos vivendo trinta anos ininterruptos de democracia.

LINK ORIGINAL: VEJA - https://goo.gl/QqhlSA

2 comentários:

  1. Então vocês acham que foram as manifestações de Diretas Já que fizeram com que os militares devolvessem o poder pleno ao Congresso Nacional? Se o próprio presidente Figueiredo, logo no início de seu mandato já foi providenciando logo a Lei de Anistia, que permitiu que políticos de Esquerda, que tinham se auto-exilado, voltassem ao país, inclusive até mesmo terroristas que tinham fugido pudessem voltar e concorrer em eleições?

    ResponderExcluir