quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

OS PRÍNCIPES DO BRASIL: UMA PROMESSA PARA O FUTURO


“O Brasil está hoje numa decadência como jamais esteve em sua História. A moralidade pública desapareceu por inteiro, o descrédito da classe política não poderia ser maior, só há desesperança e desânimo nas Instituições Públicas. No entanto, com suas virtudes naturais e sobrenaturais, com a fidelidade ilibada aos princípios e nos ensinamentos hauridos nos Specula Principum de todos os tempos, Dom Luiz paira, por cima de todas essas baixarias, e constitui uma autêntica e brilhante reserva moral da Nação Brasileira, à espera de melhores dias, que, tenho plena certeza, virão. E, talvez, estejam mais perto do que parece.

Graças a Deus, está assegurada a Sucessão Imperial. Após Dom Luiz, ao qual ainda agouramos muitos e muitos anos de vida e atuação fecunda, temos o Príncipe Dom Bertrand. Após ele, temos o Príncipe Dom Antonio. E, depois desses três irmãos, já na geração seguinte, temos aqui o nosso caríssimo Príncipe Dom Rafael, que é hoje, como já foi o seu tio, como já foi o seu avô, e como já foi o seu bisavô, portador das nossas esperanças e promessa de muito futuro.

A Monarquia, diferentemente da República, sempre se renova. É uma Instituição antiquíssima e venerabilíssima, mas nunca envelhece, porque se renova sempre, a cada geração. Essa é a nossa grande força! Não é, como a República, obrigada a inventar, de tempos em tempos, nomenclatura nova para disfarçar seu indisfarçável desgaste.”

Armando Alexandre dos Santos, em “Dom Luiz – um nome, uma esperança, uma promessa de realização”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário