segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

JÁ OUVIU FALAR NA CIDADE DE BRAZIL, EM INDIANA (EUA)?

Image may contain: 1 person, standing and outdoor

Brazil é uma pequena cidade no meio-oeste americano. Fundada em 1866, seu nome foi escolhido por conta do Brasil, então Império do Brasil, estar bastante em evidência nos jornais da época.

Por volta de 1840, o correio americano exigiu que os donos da fazenda que deu origem à cidade escolhessem um nome para a propriedade ou a correspondência não seria mais entregue.

Os proprietários da fazenda que, anos depois, viria a se tornar a cidade, decidiram dá-la o nome de Brazil, em homenagem ao país que, à época, era assunto de muitas notícias que chegavam aos EUA. Foi uma notícia sobre a cidade de Ouro Preto, intitulada por um jornal como "City of Brazil", que despertou a atenção de um dos donos da fazenda, que sugeriu o nome à propriedade - em 1956, aliás, ciente dessa história, o Brasil resolveu doar ao município uma réplica do histórico Chafariz dos Contos (localizado em Ouro Preto e construído em 1745), como símbolo de amizade.

Brazil virou Brazil por acaso, mas logo tornou-se um importante centro produtor da região. Primeiro graças ao carvão: no final do século 19, a cidade tinha 24 minas, 2.500 mineiros e nada menos que treze ferrovias. Depois, por causa do barro: os tijolos feitos ali eram tão resistentes que serviram até para a primeira pavimentação da célebre pista de corrida de Indianápolis, na vizinha capital do Estado, onde acontece a Fórmula Indy (aliás, é um piloto brasileiro, Helio Castro Neves quem mais venceu as 500 milhas de Indianápolis até hoje). A cidade chegou a ter 11 fábricas de cerâmica. Naquela época, Brazil era rica, famosa e promissora.

A partir de 1930, contudo, Brazil começou a decair. Por conta da Grande Depressão, muitas famílias começaram a se mover para outros Estados em busca de emprego. As fábricas de argila e cerâmica que antes produziam tubulações de água e saneamento, além de utilidades domésticas para todos os EUA, foram desbancadas pelo surgimento do plástico. O carvão se extinguiu e a cidade que crescia a cada ano, foi esvaziando-se. Brazil, que já chegou a ter 40 mil habitantes, hoje conta com menos de 10 mil.

Desde então, Brazil se encontra na mesma difícil situação. Há poucas coisas em comum entre Brazil e o Brasil, fora o nome e o Chafariz dos Contos: não vivem brasileiros na cidade e, aparentemente, ninguém lá fala português. O futebol não é o esporte preferido dos cidadãos, mas a decadência, as dificuldades econômicas e a memória de um passado melhor, são comuns aos dois brasis. Nesse sentido, Brazil infelizmente virou um espelho do Brasil de hoje.

Image may contain: tree, sky, plant and outdoor
À esquerda, o Chafariz dos Contos de Brazil, Indiana (EUA) e, à direita, o Chafariz dos Contos original, de Ouro Preto, Minas Gerais.

LINK ORIGINAL: DIGA SIM À MONARQUIA - https://goo.gl/AZGj5x

Nenhum comentário:

Postar um comentário