segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

EDUCAÇÃO PRINCIPESCA

Image may contain: 5 people, people sitting
S.A.I. o Príncipe Dom Pedro Henrique e família

Todas as circunstâncias do dia-a-dia, na fazenda onde viviam ou na cidade, eram ocasião para SS.AA.II.RR. o Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, então Chefe da Casa Imperial do Brasil, e sua esposa, a Princesa Consorte do Brasil, Dona Maria da Baviera de Orleans e Bragança, formarem seus doze filhos e filhas como autênticos Príncipes e Princesas.

Conta o primogênito do saudoso casal, S.A.I.R. o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, atual Chefe da Casa Imperial do Brasil, que com freqüência, quando ele e seus irmãos eram meninos, eram levados pela sua mãe para passeios nas ruas do Rio de Janeiro ou de Jacarezinho (norte do Paraná). Acontecia, não raras vezes, que os Principezinhos vissem outras crianças que saíam com suas mães de sorveterias ou confeitarias, tomando, pelas ruas, sorvetes ou saboreando doces. Era, então, normal – crianças são crianças! – que pedissem à sua mãe que também lhes comprasse uma guloseima.

– Mamãe – recorda o Príncipe Dom Luiz – às vezes nos atendia, e nos dava o sorvete ou doce pedido. Mas também às vezes não nos atendia, e aproveitava a ocasião para nos dar uma lição para a vida inteira.

– Não, não vou lhes comprar hoje sorvete. Isso por uma razão: é que vocês precisam compreender que não são meninos comuns que podem tomar sorvete a qualquer hora, quando bem entendem. Vocês são Príncipes, têm uma missão histórica muito importante em relação à sua Pátria, e precisam estar preparados para fazer grandes sacrifícios para cumprir essa missão. Se vocês, quando meninos, não são capazes de se privar de um sorvete, quando chegar a hora de fazerem grandes atos de abnegação pelo Brasil, como poderão estar à altura das circunstâncias?

S.A.I.R. o Príncipe Imperial do Brasil, Dom Bertrand de Orleans e Bragança, terceiro filho do casal, recorda o mesmo fato e acrescenta:

– Mamãe nos dizia: hoje vocês não entendem por que eu faço isso; mas um dia entenderão e me agradecerão por não lhes ter comprado o sorvete.

- Baseado em trecho do livro “Dom Pedro Henrique – O Condestável das Saudades e da Esperança”, do Prof. Armando Alexandre dos Santos.


Foto: SS.AA.II.RR. o Príncipe Dom Pedro Henrique de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, sua esposa, a Princesa Consorte do Brasil, Dona Maria da Baviera de Orleans e Bragança, e seus três filhos mais velhos, S.A.I.R. o então Príncipe Imperial Dom Luiz do Brasil (centro), e SS.AA.RR. os Príncipes Dom Eudes (esq.) e Dom Bertrand (dir.), em 1941, ainda no exílio na França.

Nenhum comentário:

Postar um comentário