quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

SABIA QUE A BOLÍVIA QUASE PERTENCEU AO BRASIL?

Mapa do Brasil se tivesse aceito anexar o Alto Peru

Você sabia que o território espanhol do Alto Peru, território atualmente ocupado pela Bolívia, além de partes do Paraguai e Chile, quase pertenceu ao Brasil?

O Brasil, ao contrário do que infelizmente pensam muitos brasileiros, sempre foi uma nação de destaque e relevância internacional, sobretudo na América do Sul, desde seu período colonial. Em grande parte, como resultado indireto das ações de Napoleão Bonaparte.

Nascido em Córsega (ilha de propriedade da França), descendente da nobreza italiana, Napoleão Bonaparte foi militar de carreira, chegando ao posto de General. Líder político e militar dos últimos estágios da Revolução Francesa e posteriormente Proclamado Napoleão I, Imperador da França, Napoleão espalhou a guerra pela Europa, inclusive na Península Ibérica.

As ações de Napoleão mudaram os rumos da histórica mundial.

Diante da inevitável invasão de Portugal pela França, em 29 de Novembro de 1807, a família real portuguesa, liderada pelo então Príncipe Regente Dom João (que posteriormente viria a ser coroado Dom João VI) fugiu para o Brasil, levando consigo cerca de 15.000 pessoas, membros da corte e funcionários públicos de alto escalão, sob escolta da Marinha da Inglaterra (também conhecida como Esquadra Britânica), chegando ao Brasil em 18 de Janeiro de 1808, na costa da Bahia e desembarcando em 24 de Janeiro de 1808 em Salvador, de onde se deslocou posteriormente para o Rio de Janeiro, local no qual chegou em 08 de Março de 1808.

Napoleão bem que tentou aprisionar os membros da família real portuguesa, mas estes, para a sorte de Portugal e do próprio Brasil, conseguiram fugir com sucesso, sob a proteção da Inglaterra.

Pela primeira e única vez na história, uma cidade das Américas se tornou a capital de um país europeu. Isto causou inúmeras mudanças, as quais resultaram no progresso do Brasil.

Podemos citar como algumas das mais importantes:

Abertura dos Portos para as nações amigas em 1808 (até então, Portugal detinha o monopólio do comércio com o Brasil, assim como fazia com suas demais colônias)
Revogação da proibição da criação de indústrias no Brasil
Fundação do Banco do Brasil (primeiro banco do Brasil) em 1808
Criação da Imprensa em 1808
Criação da Academia Real Militar em 1810
Criação da Biblioteca Real em 1810
Criação do Jardim Botânico em 1810
Criação do Museu Real (posteriormente denominado Museu Nacional) em 1818
Criação de algumas escolas, entre elas, duas de Medicina (na Bahia e no Rio de Janeiro)
A instalação de indústrias de ferro e pólvora em São Paulo e Minas Gerais

Temos ainda a mais importante destas mudanças, a elevação do Brasil ao mesmo patamar de Portugal, deixando de ser uma colônia para se tornar parte do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, em 16 de Dezembro de 1815. Reino este, com sua capital na cidade do Rio de Janeiro (Brasil).

Todas estas mudanças, radicais para a época, mudaram a estrutura política e econômica no Brasil, revolucionando o país e criando as instituições básicas de governo, que permitiram ao Brasil manter sua unidade territorial, mesmo após o retorno da família real em 1821 para Portugal e a Independência do Brasil em 1822 (07 de Setembro de 1822).

Aliás, a própria Independência foi diferente do ocorrido nas demais nações latino-americanas. O então Príncipe Regente Dom Pedro, se autoproclamou Dom Pedro I, Imperador do Brasil.

Houve sim resistência por parte de cidadãos e tropas portuguesas no Brasil, mas, esta resistência foi vencida por Dom Pedro I com o apoio do Exército Brasileiro, assegurando não apenas a Independência, como também a Unidade do Brasil, ou seja, sua Integridade Territorial.

O povo reconhecia de forma natural a autoridade de Dom Pedro I como seu chefe de Estado, e o fato de ter um nobre europeu como Imperador, facilitou o reconhecimento da Independência do Brasil por parte das nações europeias. Nascia então, o Brasil, um Império já relativamente estruturado e com instituições de governo já estabelecidas e funcionais.

Já a América Espanhola, assim como a própria Espanha, não teve a mesma sorte. A Espanha, a qual traíra Portugal (até então, seu aliado) para se aliar à França, acabou se vendo traída por Napoleão, o qual aprisionou a família real espanhola e nomeou seu irmão, José Bonaparte, como Rei da Espanha, título este, não reconhecido pela população, a qual resistiu à ocupação francesa.

Desta forma, com o vácuo político criado pela ausência de seu Rei, ou seja, pela ausência de um poder central, o Império Espanhol passou a se desmantelar. Movimentos de independência começaram a surgir em toda a América Espanhola, espalhando a guerra e o caos.

Diante desta sensação de insegurança e temendo o caos, em Junho de 1822, os três governadores dos departamentos espanhóis do Alto Peru (os quais já se viam ameaçados pelas tropas dos generais Antonio José de Sucre e Simón Bolívar), se reuniram em Cuiabá (Capital da Capitania do Mato Grosso / Brasil) e solicitaram ao Governador que o mesmo intercedesse junto ao Príncipe Regente Dom Pedro (que muito em breve se tornaria Dom Pedro I, Imperador do Brasil), para que o Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves anexassem estes territórios, visando poupar sua população da carnificina e do caos.

De imediato, o Governador do Mato Grosso enviou tropas que estavam estacionadas em sua capitania para o Alto Peru, bloqueando o avanço de Bolívar e Sucre, e enviou uma carta a Dom Pedro, comunicando ao mesmo sobre o envio das tropas e a solicitação das autoridades do Alto Peru (o qual mais tarde viria a se tornar a Bolívia).

Carta esta a qual só foi recebida por Dom Pedro I em Novembro de 1822, quando o Brasil já era uma Nação Independente.

Além disto, Bolívar e Sucre foram mais rápidos e enviaram representantes ao Rio de Janeiro, os quais chegaram antes da carta do Governador. Desta forma, quando recebeu a mesma, Dom Pedro I já havia se decidido por não anexar o Alto Peru, rejeitando o pedido dos governadores da região e ordenando que as tropas fossem de lá retiradas.

Com isto, Dom Pedro I deixou a região do Alto Peru (atual Bolívia) entregue à própria sorte, o que culminou com a invasão das tropas de Bolívar e Sucre e a independência boliviana da Espanha.

É claro que naquele momento, Dom Pedro I estava mais preocupado em vencer a resistência das tropas portuguesas em solo brasileiro, garantindo a Unidade do Brasil. Contudo, não fosse esta decisão, o território da atual Bolívia faria parte do Brasil, o que seria positivo tanto para brasileiros quanto para bolivianos.

O Brasil ganharia mais de 1.100.000 km² (em grande parte, terras férteis) e aproximadamente 10.500.000 habitantes (os quais falariam português ao invés de espanhol), totalizando um território com quase 10.000.000 de km² e mais de 210.000.000 de habitantes, acrescentando ao Brasil inúmeras riquezas, entre elas, vastas reservas de petróleo e gás natural, a maior reserva de lítio de todo o mundo, ouro, prata, estanho, cobre e enxofre.

Adicionalmente, o Brasil teria acesso direto ao Oceano Pacífico, visto que em 1822, o Alto Peru possuía uma pequena costa banhada pelo Oceano Pacífico, território este o qual a Bolívia perdeu para o Chile, o que nos dias atuais facilitaria o comércio com a China e demais países asiáticos, já que as cargas poderiam ser transportadas por vias terrestres até o Pacífico, e dali, seguirem de navio para a Ásia.

Fazer parte do Brasil, também teria evitado a perda de parte do então território do Alto Peru, o qual veio a posteriormente constituir grande parte do que hoje é o Paraguai.

Abaixo, para ilustrar melhor, atual território de Brasil e Bolívia, e como seria atualmente o território do Brasil caso tivesse anexado o Alto Peru em 1822.



LINK ORIGINAL: QLC - https://goo.gl/TLSWVO

8 comentários:

  1. Mais uma da grande administração portuguesa no Brasil, d Pedro I ainda perdeu o Uruguai e depois da guerra do Paraguai seu filho d Pedro II ainda deixou de anexar o Paraguai inteiro, falta de visão e planejamento.

    ResponderExcluir
  2. Enquanto os EUA Conquistaram Territórios e mais territórios, o Brasil não tinha ambição de nada, é um milagre não ter se esfacelado... Faltou Visão aos Governantes. Perdemos A Bolívia, O Uruguai(era o estado da Cisplatina),e a Guiana Francesa, e o Paraguai. Se Tivesse se apossado destas terras seríamos a Maior Nação do Mundo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Paraguai não foi anexado pelo Brasil para servir como um Estado-tampão entre Brasil e Argentina.

      Excluir
    2. Só seria a maior nação do mundo se continuasse com o Império, caso contrário continuaria sendo a república das bananas...

      Excluir
    3. Cara, os EUA eram uma colônia de povoamento que desde do século XVIII recebiam imigrantes de vários países da Europa e não só do Reino Unido e logo depois da independência recebeu milhões de imigrantes europeus no século XIX, ou seja, a população era muito maior e obviamente era mais fácil expandirem para o Oeste! Já o Brasil só tinha alguns portugueses misturado com índios e escravos africanos, demoraria muito tempo pra chegar ao nível populacional dos EUA, só com a vinda de D. João VI e depois da Independência houve um aumento da imigração européia mas nem se compara com a dos EUA na mesma época e ainda ficava concentrada no Sul e Sudeste. Mas acredito que daria sim pra anexar esses territórios, já que conseguimos o Acre. Apesar do Império ser muito melhor que a república se tratando do sistema político, também não tinha ambição em se expandir e se tornar uma superpotência! Mas acho que no século XX com as guerras mundiais, a guerra fria e mantendo a estabilidade isso mudaria...

      Excluir
  3. o mapa nao se ve mais mas a bolivia ainda tinha saida pro norte do chile na epoca o br teria ganho costa pacifica dom pedro foi lixo mesmo

    ResponderExcluir
  4. Brasil ya había invadido chiquitos en 1825, es decir la parte Este de Bolivia. Conocedor de esto, el Mcal Antonio José de Sucre que estaba en Bolivia aún con toda la fuerza independista de la gran Colombia, exigió la desocupación inmediata de territorio boliviano a los brasileros bajoa amenaza de invadir territorio brasilero e incluso arrasar Rio de Janeiro, Argentina rogó a Sucre que cumpla la amenaza de inmediato, Bolivar pidió la paz y el emperador Pedro I haciendosé el desentendido pidio la desocupacion inmediata de Chiquitos a los mercenarios brasileros y estos se fueron para siempre de territorio boliviano.

    ResponderExcluir